Na última quarta-feira (31/07) e quinta-feira (01/08), a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina foi palco de um evento marcante, promovido com o patrocínio do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR). O 7º Colóquio de Direito Imobiliário e Urbanístico, que proporcionou laços entre advogados e tabeliães, contou também com uma série de palestras e oficinas que abordaram temas para a prática jurídica e notarial.
Com uma programação rica em conhecimento, o evento teve início na noite de quinta-feira (31/07) com a palestra de André Abelha, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), abordando o tema “Hipoteca e Alienação Fiduciária na Prática: O Que Mudou com a Recente Lei 14.711/23?”. A noite foi concluída com a palestra de Marcos Costa Salomão, especialista em Direito Notarial e Registral e Direito Constitucional, sobre “Regularização de Imóveis: Aplicação Prática da Adjudicação Compulsória Extrajudicial: Do Procedimento ao Registro”.
Na tarde de sexta-feira (01/08), foram realizadas diversas oficinas simultâneas, com a participação exclusiva de inscritos prévios. Os temas abordados incluíram: Distrato nos Contratos Imobiliários, Aspectos da Tributação nas Operações Imobiliárias: Cenário Atual e Perspectivas com a Reforma, Due Diligence Imobiliária e Estruturação de Empreendimentos Imobiliários.
A oficina Documentação e Legalidade, conduzida por Amanda Canezin, tabeliã e registradora do Cartório de Porto Camargo e José Augusto Arruda Neto, tabelião de Notas e Oficial de Registro Civil de Abatiá, apresentou técnicas avançadas e práticas recomendadas para a elaboração e validação de documentos, ressaltando a importância dos detalhes e da legalidade em todos os processos notariais, que está presente no cotidiano dos advogados. “Essa ocasião é importante para toda a comunidade, a união entre os dois grupos de profissionais, será um momento de muito aprendizado e capacitação e que tenham mais parcerias como essa, que só agregam”, disse Amanda.
Na mesma noite, três palestras foram programadas para encerrarem a programação. “Built to suit – Aspectos práticos e controvertidos”, ministrada por Alexandre Gomide, fundador e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM); “Análise prévia de riscosem procedimento de leilão e arrematação de imóveis”, realizada por Isabella Schacker Peracchi; técnica em avaliação de imóveis pelo Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP); e para finalizar a sétima edição do colóquio, Luanda Backheuser, advogada especialista em Direito Imobiliário e Agrário, apresentou o tema “Fracionamento de imóvel rural – Exceções ao parcelamento com área inferior ao módulo”, trazendo curiosidades e inovação do mundo rural para os espectadores.
O evento foi uma excelente oportunidade para fortalecer a colaboração entre advogados e tabeliães, áreas que frequentemente trabalham juntas na prática jurídica. A presença do CNB/PR, foi fundamental para evidenciar a importância das duas profissões, buscando uma conexão mais ativa e um melhor atendimento ao público.
Essa parceria foi um marco para a promoção de uma maior compreensão e cooperação para ambos os lados, que visam aprimorar a qualidade dos serviços prestados e facilitar o acesso à justiça. Com o sucesso do evento, fica claro o compromisso com a formação e o desenvolvimento profissional, que são essenciais para o avanço do direito notarial no estado do Paraná.
Compartilhar |