A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) promoveu, nesta sexta-feira (4), live para discutir “Competências Territoriais do Provimento nº 100/2020”, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata sobre a prática de atos notariais eletrônicos utilizando o sistema e-Notariado e cria a Matrícula Notarial Eletrônica-MNE, além de dar outras importantes providências para a atividade notarial brasileira.
Por meio do provimento, todos os atos notariais podem ser realizados à distância e por meio eletrônico, com a utilização de videoconferência e de assinatura digital. A norma também instituiu o certificado digital notarizado, que permite aos notários cadastrarem e identificarem os usuários de seus serviços de forma segura.
Na oportunidade, o assessor jurídico da Anoreg/PR, Fernando Abreu Costa Júnior, conduziu os trabalhos e iniciou a discussão falando sobre a evolução dos serviços oferecidos por meio da plataforma eletrônica e-Notariado, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com suas seccionais, que permite a emissão de atas notariais e validação de assinatura digital.
Durante a transmissão, o titular do 6º Tabelionato de Notas de Curitiba, Márcio Machado Texeira, destacou que o provimento colocou o notário em evidência. “É por meio da prática que iremos sanar dúvidas sobre o e-Notariado, plataforma esta que é de grande valia para todos os tabeliães do Brasil. Saliento a importância de que todos abracem a questão e promovam a realização de atos eletrônicos”.
Ao final do evento, o titular do Tabelionato de Notas de Pirapitingui de Itu (SP), Fernando Cândido da Silva, ressaltou como a tecnologia deve ser aliada ao atendimento ao público. “Tivemos uma grande evolução dos atos notariais e, com a evolução da pandemia, a edição do Provimento nº 100 do CNJ trouxe mais inovações para os tabeliães. Entendo que a tecnologia deve ser uma ferramenta útil, mas acredito que nós devemos moldá-la e utilizá-la da melhor forma possível, a nosso favor”.
Para assistir ao vídeo na íntegra clique aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Compartilhar |