A ação paranaense contou com a parceria do programa Justiça no Bairro
Os Cartórios de Notas do Paraná promoveram no último sábado (30) a 1ª edição da Jornada Notarial da Família, um evento idealizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) de orientação sobre regularização imobiliária e uniões estáveis, e também compra e venda de propriedades, doações, inventários, divórcios e testamentos. A ação organizada pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), em parceria com o programa Justiça no Bairro, reuniu dez tabelionatos de notas de Curitiba/PR na Rua da Cidadania do bairro Fazendinha. No restante do estado, 14 cartórios estiveram envolvidos com a Jornada.
A ação conjunta recebeu em torno de 600 pessoas durante o sábado (30), dentre elas, mais de 200 receberam orientação jurídica dos cartórios de notas presentes. Ao todo, os tabelionatos reuniram 34 participantes, entre eles titulares, escreventes e colaboradores.
Presente na ação, o presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Junior, reforçou a importância de a Jornada crescer nos próximos anos e falou sobre a ação realizada no estado. “Em Curitiba, estamos fazendo essa ação em conjunto com o programa Justiça no Bairro e com a Defensoria Pública do Estado e contamos, ainda, com a participação de 14 municípios envolvidos com a Jornada”, afirmou.
“Também estamos fazendo esse evento em conjunto com outros estados, sendo um programa nacional de orientação à comunidade sobre os atos notariais, de tirar dúvidas da população e de esclarecer quais caminhos as pessoas têm à disposição para resolver determinada situação jurídica. Esperamos fazer esse evento mais vezes, e contamos com participação dos nossos associados para divulgarem a ação e aumentarmos o número de adeptos nas próximas oportunidades”, disse.
O vice-presidente do Colégio, Thomaz Pazio, se mostrou contente com os resultados da ação. “Esse evento se mostrou muito importante para a sociedade. É impressionante o número de atendimentos que fizemos e impressionante como a população precisa desse tipo de assessoria e entender o que os cartórios de notas fazem. São muitas dúvidas que recebemos e é muito positivo termos esse contato com a população e poder ajudar de alguma forma”, frisou.
Durante a manhã e a tarde de sábado, grande parte dos atendimentos esteve direcionado a dar esclarecimentos sobre a regularização de imóveis. Tendo acompanhado a divulgação feita através das mídias sociais, o técnico de manutenção José Lucídio de Araújo buscou a ajuda dos tabelionatos para tirar dúvidas a respeito de um imóvel que não possuía averbação. “Vim buscar orientação sobre a regularização de um imóvel que temos há 20 anos que nunca foi averbado. O engenheiro que fez o projeto da casa não nos informou a respeito do registro de construção e ficamos com esse imóvel irregular. Como queríamos vender essa casa e, por sabermos que o valor diminuí quando a casa não é averbada, viemos procurar orientação para saber a melhor forma de resolvermos a situação”, contou. “Fui muito bem atendido, valeu o dia, as respostas que tive hoje foram muito esclarecedoras, estou muito satisfeito”, comentou.
Ao final da Jornada, a escrevente do Serviço Distrital de Santa Quitéria, Marilia Eduarda Carlos, avaliou positivamente a iniciativa. “A ação foi bem importante, percebemos que a população foi bem receptiva e isso é muito importante para que os cartórios sejam mais presentes na sociedade e as pessoas se sintam acolhidas com todas as funções que o serviço notarial oferece. Finalizamos o dia com muita satisfação e esperamos que tenham mais encontros nos próximos anos”, falou.
Confira abaixo os cartórios que estiveram presentes na ação em Curitiba/PR:
9º Tabelionato de Notas de Curitiba
8º Tabelionato de Notas de Curitiba
4º Tabelionato de Notas de Curitiba
2º Tabelionato de Notas de Curitiba
14º Tabelionado de Notas de Curitiba
Cartório do Bacacheri
Serviço Distrital Santa Quitéria
Serviço Distrital do Campo Comprido
Serviço Distrital do Pinheirinho
Serviço Distrital do Portão
Confira abaixo os cartórios do interior inscritos na Jornada:
1º Tabelionato de Notas de Irati
2º Tabelionato de Notas de Irati
3º Tabelionato de Notas de Maringá
2º Tabelionato de Notas de Foz do Iguaçu
5º Tabelionato de Notas de Londrina
2º Tabelionato de Notas de Pato Branco
Cartório Roça Grande – Colombo
Serviço Distrital de Porto Camargo
Serviço Distrital de Bateias
Serviço Distrital de Tuneiras Do Oeste
Serventia Distrital de Vitorino
Tabelionato de Notas de Nova Fatima
Tabelionato de Notas de Nova Londrina
Tabelionato de Notas de Ortigueira
Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR
Compartilhar |