Notícias

G1 PR – Cartórios do Paraná passam a emitir autorização pela internet para que crianças e adolescentes viagem para o exterior; veja como fazer

Publicado em 08/02/2023

O cadastro é feito pela internet. Pais interessados passam por videoconferência para conseguir o documento. Veja o passo a passo de como fazer.

Os Cartórios de Notas do Paraná começaram e emitir, nesta terça-feira (7), autorizações pela internet para que crianças e adolescentes possam fazer viagens internacionais. Os pedidos são feitos pela plataforma e-Notariado. Veja detalhes abaixo.

O serviço atende pais e responsáveis por menores de idade que pretendem viajar de avião para o exterior sozinhos, ou acompanhados por apenas um dos responsáveis. Para conseguir a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), os interessados devem passar por um reconhecimento de firma por videoconferência.

Faça o cadastro clicando aqui

Em seguida, os pais recebem um documento digital para validação no guichê da companhia área, que pode ser feito por meio de leitura de um QR Code no celular ou em papel. A medida visa também evitar a perda de documentos impressos durante a viagem.

Em seguida, os pais recebem um documento digital para validação no guichê da companhia área, que pode ser feito por meio de leitura de um QR Code no celular ou em papel. A medida visa também evitar a perda de documentos impressos durante a viagem.

Veja como fazer o cadastro

Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem Internacional, basta acessar a plataforma do e-Notariado. No ambiente digital, a pessoa deve abrir uma solicitação na área “cidadão” e preencher as informações necessárias.

Clique aqui para iniciar

A partir da solicitação, os pais poderão escolher se preferem emitir o documento digital de forma presencial ou totalmente remota, por meio de videoconferência.

Para a emissão online, os interessados devem ter certificado digital ou notariado, que também pode ser emitido gratuitamente e online pelos cartórios.

“Uma vez realizada, a AEV terá a validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou aplicativo do e-Notariado”, explica o Colégio Notarial do Brasil (CNB).

Para o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), o objetivo é desburocratizar o sistema e facilitar o acesso do documento por meio online. “A AEV Internacional vem ao encontro dos dias atuais, em que a desburocratização dos procedimentos é uma prioridade para bem atender a população”.

Fonte: G1 Paraná