Dos dias 4 a 6 de setembro acontece em Foz do Iguaçu, o 82º Encontro de Corregedores-Gerais do Brasil (Encoge). A atividade terá como objetivo principal debater a atuação da Corregedoria na sociedade. O encontro acontece no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort.
Durante o evento, a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), Mônica Dalla Vecchia, fará uma apresentação sobre autenticação biométrica no foro extrajudicial. “Me sinto honrada pelo convite formulado pelo Corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Aniceto, para falar sobre o projeto piloto de autenticação biométrica, realizado no Serviço Distrital do Boqueirão, em Curitiba, do qual sou titular”, explica.
Dalla Vecchia pontuou que “de forma pioneira, o estado do Paraná, em convênio realizado pelo Tribunal de Justiça, o Detran e o Instituto de Identificação, via consulta realizada pelo Centro de Tecnologia do Estado do Paraná (Celepar), iniciou um projeto piloto em uma serventia de grande porte e uma de pequeno porte” disse.
Ainda segundo a presidente do CNB/PR, “a finalidade é coibir as falsificações em cartórios, já que atualmente ocorrem inúmeras fraudes de pessoas passando-se por outrem, utilizando-se de documentos falsificados, para realizar atos públicos”.
“Assim, o escopo do projeto foi a validação digital biométrica das partes, por meio do uso de sensor biométrico no cartório em comparação à digital biométrica, que pode estar vinculada à CNH ou ao RG, na base de dados da Celepar”, finalizou, ao destacar que em países como Peru e Colômbia já se utiliza sistemas de validação biométrica, na realização de ator notariais, prevenindo fraudes dentro dos cartórios.
O assunto debatido por Dalla Vecchia também terá a contribuição do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do TJ/PR, Ricardo Augusto Reis de Macedo.
A programação completa do 82º Encoge pode ser conferida clicando aqui.
Fonte: Assessoria de imprensa
Compartilhar |