Notícias

“Fomentar e divulgar a AEDO no estado”, diz presidente do CNB/PR em assinatura de termo de cooperação com a Alep

Publicado em 28/05/2024

CNB/PR e a Assembleia Legislativa do Paraná assinam termo de cooperação para a divulgação da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) assinaram na manhã desta terça-feira (28/05) um termo de cooperação para a divulgação da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) no estado. O evento aconteceu no Plenarinho da Alep, em Curitiba.

O termo foi assinado pelo presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Junior, e pelos deputados Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia; Alexandre Curi (PSD), 1º secretário; Maria Victoria (PP), 2ª secretária. O texto aprovado permite a veiculação, nos canais de comunicação do Legislativo, de informações sobre a nova AEDO, que é gratuita, e desburocratiza a manifestação da vontade de ser doador.

Clique aqui e seja você também um doador de orgãos

“Um termo muito importante que demonstra a cooperação entre a Assembléia e o Colégio Notarial para divulgar esse serviço para a população”, afimrou o presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Junior. “Faremos diversas ações em parceria com a Assembleia para divulgar esse produto e o cidadão já pode formalizar a sua intenção de ser um doador de forma gratuita”, completou.

“A Assembleia dá um salto de vanguarda, inovando, ao contribuir com esse processo de divulgação desse sistema de doação de órgãos”, afirmou o deputado Ademar Traiano. “Com esse sistema, podemos deixar, antecipadamente, registrada de forma oficial nossa intenção”, disse Alexandre Curi, que ainda citou o PL 305/2024 que concede 50% de desconto para os cidadãos que possuírem a AEDO em eventos de entretenimento e esportes. O texto é de autoria de Curi e da deputada Mabel Canto (PSDB).

“A parceria formalizada hoje entre a Assembleia e o Colégio Notarial solidifica o diálogo com a população sobre o assunto, facilitando o processo de doação de órgãos”, pontuou Beto Preto, secretário estadual de saúde.

Compuseram a mesa o presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Jr, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), a segunda secretária Maria Vitória (PP), o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS/PR, Fábio de Mello, Ítalo Conti Júnior, vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná, a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), a deputada Flávia Francischini (União), o deputado Nelson Justus (União) e o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD). Também estiveram presentes o vice-presidente do CNB/PR, Thomaz Pazio, além de deputados, diretores e associados do CNB e membros da área da saúde.

AEDO

A AEDO foi desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), e regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e lançada oficialmente pela presidente do CNB/CF, Giselle de Oliveira Barros ao lado do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, e do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão.