Notícias

Encontro Interespecialidades em Francisco Beltrão debate inovação e segurança jurídica

Publicado em 24/03/2025

Francisco Beltrão recebeu mais uma edição do Encontro Interespecialidades, realizado no último sábado (22/03), reunindo notários e registradores de diversas regiões do Paraná para um dia de muito aprendizado e troca de experiências cotidianas dos Tabelionatos. O encontro, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG/PR), Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR), Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Paraná (IRTDPJ/PR), Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral e Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), contou com a presença de seus respectivos presidentes, que reforçaram a importância da capacitação e do fortalecimento da atividade extrajudicial, não só no Paraná, mas também da união entre os estados para a realização de serviços e atendimentos padronizados em todo o Brasil.

Daniel Driessen Junior, presidente do CNB/PR, destacou a relevância de momentos como esse para a evolução do setor e comentou: “O Encontro Interespecialidades proporciona uma oportunidade de diálogo entre as lideranças e seus associados, para que possamos aprimorar cada vez mais a segurança jurídica e a eficiência dos serviços prestados à sociedade, entendendo quais são as dificuldades e melhorias que podem ser implementadas na região.”

Com uma programação repleta de palestras, o encontro reuniu especialistas do meio extrajudicial. O professor Erolths Cortiano Junior abordou o tema Inventário e Sucessão Hereditária, destacando a importância da atuação notarial nesses processos para garantir mais agilidade e segurança jurídica. Compartilhando suas experiências e reforçando a comunicação entre os profissionais, explicou: “Recentemente, eu criei uma disciplina, Direito Notarial e Registral, e, por coincidência, no mesmo dia, outra instituição de ensino também criou a mesma matéria. Isso mostra como o diálogo é essencial. Alinhar temas como esse, especialmente na educação, é fundamental para a formação de novos profissionais e para que os que já atuam na área estejam na mesma sintonia.”

Compartilhando seu conhecimento sobre Usucapião e Adjudicação Compulsória Extrajudicial, o professor Francisco Nobre ministrou uma palestra que ressaltou como esses procedimentos podem proporcionar mais eficiência e confiabilidade aos cidadãos que buscam a regularização de seus imóveis. Para encerrar a programação, o professor e tabelião Assuero Rodrigues Neto apresentou os benefícios dos métodos alternativos de resolução de conflitos em sua palestra sobre Mediação e Conciliação.

“Nós, operadores do extrajudicial, lidamos com a administração de interesses que nem sempre são unidirecionais, mas, muitas vezes, conflitantes. Durante o exercício cotidiano da nossa atividade, devemos estar preparados para lidar com qualquer tipo de situação que possa ocorrer”, destacou Assuero, ressaltando como essa abordagem fortalece o papel dos notários como agentes da pacificação social, garantindo mais autonomia e rapidez para as partes envolvidas.

Além do conteúdo técnico e jurídico, o Encontro Interespecialidades foi um espaço de valorização dos profissionais do setor. Durante o encerramento, o presidente do CNB/PR reconheceu e homenageou tabeliães que se destacaram na contribuição para o fortalecimento da atividade notarial.

Fonte: Isabella Serena – Assessora de comunicação CNB/PR