Notícias

Encontro Interespecialidades: CNB/PR destaca avanços e integração no setor extrajudicial em Guarapuava

Publicado em 02/09/2024

Nos dias 30 e 31 de agosto, Guarapuava foi palco do Encontro Interespecialidades, evento que reuniu notários, registradores e membros do Poder Judiciário, evidenciando a importância da integração e do fortalecimento da atividade extrajudicial. Organizado pela Associação dos Notários e Registradores do Paraná (ANOREG/PR) em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e demais entidades, o evento teve como objetivo promover o diálogo, aprendizado e a atualização dos profissionais do setor.

O primeiro dia do evento (30.08), foi marcado pela “Conexão Aripar”, reunião que contou com a presença da Diretoria e membros da Associação dos Registradores Imobiliários do Paraná (Aripar). Durante o encontro, foram abordados temas como Remuneração Justa, Gestão de Pessoas e Processos, além do programa de Regularização Fundiária.

O CNB/PR esteve presente no dia 31.08, e foi representado por sua Diretoria, incluindo Patrícia Azani Presser, diretora de Assuntos Institucionais, Marcone Alves Miranda, diretor de emolumentos, Renato Farto Lana, 2º vice-presidente do CNB/PR e 1º vice-presidente da Anoreg/PR, e Cristina Colodel, diretora administrativa. Em sua participação, Patrícia Presser fez apontamentos sobre as Autorizações Eletrônicas de Doação de Órgãos (AEDO), enfatizando a relevância da tecnologia no processo de doação de órgãos.

“A AEDO vem justamente para sociabilizar a questão do E-notariado. Ela demonstra o quanto estamos presentes no Brasil e como essa ferramenta pode ser capilarizada. O objetivo é fazer um bem importante, disseminando o conhecimento sobre uma ferramenta que ainda é pouco conhecida e que muitos temem. Estamos aqui para tranquilizar os usuários e garantir que saibam utilizar essa tecnologia de forma segura e eficaz”, afirmou. Durante o evento Patrícia também destacou as dificuldades enfrentadas na implementação das AEDOs e como a tecnologia tem facilitado processos críticos, assegurando mais agilidade e segurança para os cidadãos e contribuindo para a salvação de vidas.

Além da relevância das AEDOs, o encontro também contou com o treinamento de Grafotécnica e Documentoscopia, ministrado pela perita e assistente técnica, Ana Laura Rodrigues Cardoso, contando com a presença de 45 participantes e reforçou a necessidade do aprimoramento técnico para garantir a segurança e qualidade dos serviços prestados.