Notícias

Doação de Órgãos no Direito Notarial é tema de palestra em Irati

Publicado em 16/08/2024

No dia 13 de agosto, o Auditório do Bloco B da Faculdade São Vicente, em Irati, recebeu a palestra “Doação de Órgãos no Direito Notarial”. O evento, promovido pelo CNB/PR em parceria com a faculdade, teve a participação de aproximadamente 100 pessoas, incluindo profissionais do direito notarial, estudantes e interessados no tema.
Conduzida por Patrícia Presser, tabeliã do Serviço Distrital de Patos Velhos de Prudentópolis, e Cristina Colodel, tabeliã do 2º Tabelionato de Notas de Irati, a palestra proporcionou a análise da junção entre doação de órgãos e práticas notariais. As tabeliãs abordaram a relevância do papel dos colegas de profissão na formalização e regulação dos processos relacionados à doação, enfatizando a importância das etapas de produção de uma documentação adequada e das éticas de trabalho.
O evento incluiu discussões sobre as características legais e processos relacionados ao tema, abrindo espaço ao público para debates e para que questões fossem esclarecidas durante a palestra. Patrícia e Cristina também apresentaram casos práticos e compartilharam as melhores formas práticas para lidar com documentos relacionados à doação de órgãos.
Além das discussões, a palestra teve um elemento prático de muita importância: a realização de autorizações eletrônicas de doação de órgãos (AEDO). Durante o evento, foram realizadas 16 AEDOs, com a expectativa de que esse número aumente ao longo da semana e meses. A iniciativa se alinha com a Lei nº 14.722/2023, que instituiu a política de conscientização e incentivo à doação e ao transplante de órgãos e tecidos.
“O evento contou com a participação de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da advocacia, da comunidade acadêmica e da população e isso demonstra a relevância do assunto. Difundir a possibilidade de ser um doador de órgãos por meio de um ato totalmente eletrônico e gratuito, realizado por nós tabeliães, demonstra nossa responsabilidade social e a conscientização sobre o assunto é fundamental para que haja um aumento nas doações de órgãos”, comenta Cristina Colodel.
Este evento reforça o compromisso dos serviços notariais com aprendizados e atualização contínua dos profissionais do meio notarial, além de evidenciar a responsabilidade social dos tabeliães, advogados e profissionais que se interessem pela promoção da doação de órgãos.
Fique atento às próximas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento oferecidas pelo CNB/PR.

Fonte: Assessoria de Imprensa CNB/PR