Notícias

Diferenças entre mediação e conciliação nos cartórios serão abordadas em evento do CNB/PR

Publicado em 05/06/2019

Com a publicação do Provimento 67 da Corregedoria Nacional de Justica (CNJ), em março do ano passado, os cartórios de notas e de registros podem oferecer o serviço de Mediação e Conciliação para soluções de conflitos extrajudiciais, o que antes era exclusivo dos Tribunais de Justiça.

Além de ser uma maneira de desafogar o Poder Judiciário, o objetivo principal é ampliar a oferta de métodos consensuais de solução de conflitos utilizando a capilaridade dos cartórios de todo o País.

Diante disso, pode-se destacar algumas diferenças entre os dois serviços oferecidos.

Na mediação, os cartórios têm o papel de restaurar o diálogo entre as partes, através de técnicas específicas para que se possa dar seguimento na resolução do conflito em questão. Diversos tipos de conflitos podem ser solucionados pela mediação, como por exemplo, guarda dos filhos, partilha de bens, dívidas de banco, entre outros.

Já na conciliação, indica-se o serviço quando existe uma identificação evidente do problema, sendo este, a verdadeira razão do conflito, não por falta de comunicação. Neste caso, o conciliador interfere de forma mais direta na ação e tem a prerrogativa de poder sugerir uma solução, de modo que ambas as partes sejam beneficiadas de maneira justa.

Com essas possibilidades extrajudiciais, os processos na Justiça podem ser evitados e, para o usuário, isso se torna uma importante alternativa na resolução de conflitos, poupando desgastes emocionais, econômicos e de tempo, gerando assim, agilidade nas questões.

A temática apresentada será pautada na palestra “Notariado. Conciliação e Mediação, a magistratura da concórdia”, ministrada pelo desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça de São Paulo, no próximo dia 14.06, no auditório da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), em Curitiba (PR).

A atividade, voltada para cartórios extrajudiciais, é promovida pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e o Instituto de Estudos dos Notários e Registradores (INOREG) e tem inscrições abertas e gratuitas.

Serviço

Palestra “Notariado. Conciliação e Mediação, a magistratura da concórdia”

Data: 14.06

Horário: 10h

Local: Auditório da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) (Rua Alberto Folloni, 541/543 – Juvevê, em Curitiba).

Inscrições gratuitasClique aqui.

 

Fonte: Assessoria de imprensa