Notícias

Com novo titular, o Tabelionato de Notas de Pitanga/PR conhece as possibilidades dos atos notariais eletrônicos

Publicado em 14/09/2023

Com quase cem anos de história, o Cartório de Notas de Pitanga/PR está desde fevereiro deste ano passando por grandes mudanças dentro da serventia. Desde alterações em horário de atendimento até o aumento de colaboradores, o Tabelionato foi escolhido pelo tabelião Marcos Vinícius Pacheco Aguiar, que assumiu a serventia no dia 01/02/2023, pelo 3º Concurso de Outorga.

Fundado em maio de 1925 pelo tabelião Octávio Caldeira, o Cartório de Notas de Pitanga passou a implementar, desde a chegada de Pacheco, uma série de novidades que não estavam disponíveis para a população.

Uma delas foi o aumento do número de colaboradores. “Primeiramente foi feito o aumento no número de prepostos. Fizemos essas contratações, pois o tempo de atendimento era elevado e gerava muita reclamação dos usuários”, explica o titular.

Além de reforçar o atendimento, Pacheco também buscou fazer melhorias no interior da serventia. “Foram adquiridos novas mesas, cadeiras, balcão e mudança na parte de iluminação. O cartório passou por uma reforma interna, como pintura, remodelação da decoração, adaptação dos banheiros entre outras. Na parte do acervo, foram devidamente organizados e estão passando por um processo de digitalização integral para segurança jurídica e sustentabilidade, contribuindo com redução de papel e resíduos sólidos”, conta.

Mudanças tecnológicas

As atualizações feitas no tabelionato não se resumem apenas aos ambientes físicos. O cartório também passou por uma mudança tecnológica, estando apto a acompanhar a evolução digital dos atos notariais. “Fizemos também a compra de novos computadores, pois os que estavam na serventia eram obsoletos e lentos, gerando ainda mais demora. Fizemos melhorias no sistema, com coleta de dados biométricos e fotografia dos usuários para maior segurança jurídica. Implantamos o E-Notariado logo que chegamos e reduzimos custos dos usuários com deslocamento e procurações, sempre com a máxima segurança jurídica”, expõe o tabelião.

“A população da cidade sempre foi carente de um serviço rápido e eficiente. Com o E-Notariado não só os usuários comuns, mas também os advogados e órgãos público, se sentiram seguros e confortáveis por contar com um tabelionato do interior e que oferece todos os serviços públicos com tecnologia de ponta e eficiente”, frisa.

O novo tabelião conta que implantou novos serviços, como: Apostila de Haia; Escritura Eletrônica; Procuração Eletrônica; Autenticação de documentos digitais; e Autorização Eletrônica de Viagem. “Pretendemos disponibilizar mais ferramentas tecnológicas para os usuários, como inteligência artificial e consultas por meio de website”.

Influência da serventia

Com apenas 79 anos de existência, Pitanga é uma cidade com quatro serventias extrajudiciais, tendo aproximadamente 33.567 habitantes conforme estimativas do IBGE de 2022. Entre os quatro cartórios, apenas um possui a especialidade de Notas.

Segundo o titular, o tabelionato também atende cidades nas proximidades. “Atendemos Nova Tebas, Manoel Ribas, Ivaiporã, Santa Maria D’oeste e Boa Ventura de São Roque. Fazemos ainda alguns atendimentos da cidade de Guarapuava”, diz.

“A região é produtora de soja, milho, trigo e aveia. Por esse motivo, muitos contratos de arrendamento, financiamentos são realizados e eles contam com a atenção e eficiência do tabelionato para auxiliá-los na confecção dos instrumentos públicos, ou num simples reconhecimento de firma”, conta Pacheco. “Com os serviços eletrônicos, as pessoas que residem na zona rural não precisam se deslocar mais pessoalmente à serventia, pois já usam o E-Notariado. Contamos com uma preposta altamente treinada para auxiliar na emissão do certificado, nas assinaturas de reconhecimento de firmas, autenticações digitais e demais instrumentos públicos”, finaliza.

Jornada Notarial da Família

Ao todo, 12 tabelionatos de notas do Paraná já estão se planejando para realizar ações de assessoramento durante a Jornada Notarial da Família no dia 30 de setembro, uma iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que conta com a adesão do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR). Desde 18 de julho, todos os cartórios de notas paranaenses já estão aptos para se juntarem ao mutirão nacional de integração junto à comunidade. Inscrito no projeto, o Cartório de Notas de Pitanga pretende abrir o cartório no sábado para prestar assessoramento gratuito para a população da cidade e municípios vizinhos, estando aliado com o compromisso de facilitar os atos notariais para a população.

Há uma diversidade de ações possíveis, como o atendimento comunitário gratuito, assessoria sobre a regularização de imóveis, promoção de lives/webinars, iniciativa de sensibilização de jovens e/ou encontros com profissionais da área do Direito.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR