Notícias

CNB/PR realiza 2º Treinamento Prático sobre o Provimento nº 88 em Maringá

Publicado em 20/01/2020

Treinamento foi ministrado pelo ex-presidente do Coaf, Roberto Leonel, para adequação das atividades dos Cartórios de Notas e Registros no combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Maringá (PR) – Notários e Registradores paranaenses se reuniram no último sábado (18.01) em Maringá, para o treinamento itinerante “Provimento 88 – Primeiros Esclarecimentos”, ministrado pelo ex-presidente do Conselho de Controle de Operações Financeiras (Coaf), Roberto Leonel, que falou sobre a nova atividade dos Cartórios de Notas e Registros na adequação à norma editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que dispõe sobre a integração dos cartórios no combate à corrupção, lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. O evento foi realizado pelo Colégio Notarial Brasileiro Seção Paraná (CNB/PR) com o apoio do Instituto de Estudos dos Notários e Registradores (INOREG).

O treinamento reuniu mais de 200 participantes, contando com a presença de titulares e prepostos das serventias extrajudiciais da região a fim de esclarecer questões como o histórico de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT); entender os principais aspectos teóricos e práticos de PLD/FT; as tipologias de PLD/FT que são conhecidas; o histórico do COAF/UIF, os processos de trabalho, as comunicações e as produções de Relatório de Inteligência Financeira (RIF); além de análises detalhadas sobre o Provimento 88 do CNJ.

Considerado uma das maiores autoridades no tema Lavagem de Dinheiro do país, Leonel deu exemplos práticos de como os cartorários terão que adotar estratégias para montar um sistema próprio de comunicação à UIF. Para isso, apresentou dados históricos de como se deu todo o processo de lavagem de dinheiro, sua origem e disseminação. Além disso, durante a palestra, falou sobre o Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI), além das 40 recomendações para que os titulares de serventias se familiarizem e compreendam melhor onde se dará a atuação deles nas comunicações à UIF ao identificarem atividades suspeitas.

Segundo a presidente do CNB/PR, Monica Guimarães Dalla Vecchia, é “imprescindível que os associados estejam aptos a identificar a ocorrência de possível crime de lavagem de dinheiro, quando da lavratura de atos em suas serventias”, visto que o Provimento 88 entrará em vigor em fevereiro deste ano.

O CNB PR, em parceria com o INOREG, está programando mais palestras a respeito desse assunto, em outras regiões do Estado do Paraná, com o intuito de proporcionar aos associados informações para o cumprimento do Provimento. “A norma tem causado dúvidas entre os cartórios que entram no rol de entes que passam a ter obrigações de comunicar atos suspeitos de lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento ao terrorismo à Unidade de Inteligência Financeira”, explicou a presidente a respeito da importância da realização dos treinamentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa