Notícias

CNB/PR fala sobre transformação digital e planejamento sucessório no VI Congresso de Direito Imobiliário da OAB-PR

Publicado em 17/10/2025

O VI Congresso de Direito Imobiliário e Congresso de Direito da Região Sul, realizado na quarta-feira (15/10) pelo Conselho Federal da OAB e pela Comissão de Direito Imobiliário e da Construção da OAB Paraná, destacou o progresso tecnológico e seu efeito nas transações imobiliárias, em Curitiba. O evento contou com a presença de especialistas, advogados e representantes de entidades de classe para discutir os novos rumos da modernização do direito no Brasil.

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) marcou presença com a participação do presidente Daniel Driessen Junior em um painel sobre “Transformação Digital nas Transações Imobiliárias”, ao lado do presidente do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR), Luis Flávio Fidelis Gonçalves, e do presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS, Ricardo Vogt, que mediou a conversa.

O painel abordou a transformação digital no setor, enfatizando os progressos proporcionados pelas plataformas e-Notariado e RI Digital, que têm promovido a integração, agilidade e segurança jurídica mais reforçadas nas interações entre notários, registradores e advogados. “O notariado brasileiro está passando por uma fase de transformação tanto tecnológica quanto institucional. A digitalização dos atos notariais assegura não só a eficiência, mas também o reforço da fé pública e da segurança jurídica, que são pilares essenciais para qualquer transação imobiliária”, destacou Driessen.

Foram discutidos temas como a aplicação da inteligência artificial na criação e verificação de documentos, a prevenção de fraudes por meio de tecnologias de reconhecimento facial e videoconferência segura, além da maior autonomia dos tabeliães na emissão de certificados digitais notarizados, recentemente expandida pelo Provimento n.º 200/2025 do CNJ. Também foi mencionada a Conta Notarial, ferramenta que proporciona maior segurança nas transações de compra e venda de imóveis.

O CNB/PR também foi representado pelo vice-presidente Thomaz Pazio. Ele integrou um bate-papo sobre “Planejamento Sucessório e Inventário Extrajudicial”, ao lado da advogada e pesquisadora Carolina Mosmann. A mesa foi mediada por Marina Talamini Zilli, diretora executiva da Comissão de Direito Imobiliário e da Construção da OAB/PR. O debate enfatizou a função dos cartórios de notas na sucessão patrimonial, focando nos processos de inventário extrajudicial e na relevância da colaboração entre advogados e tabeliães.

O congresso destacou o compromisso do notariado paranaense com a inovação e a colaboração institucional, incentivando a comunicação entre o CNB/PR, o RIB-PR e a OAB. A troca de experiências entre as entidades ajuda a melhorar as práticas imobiliárias, garantindo transações cada vez mais modernas, acessíveis e juridicamente seguras.


“A participação do CNB/PR nesses ambientes reforça o papel central dos tabeliães do Paraná na transformação digital e no fortalecimento da segurança jurídica nas relações civis e imobiliárias”, afirmou Daniel Driessen Junior, presidente do CNB/PR.

Fonte: Isabella Serena – Assessora de comunicação CNB/PR