O evento foi realizado presencialmente com transmissão simultânea nos canais do CNB/PR e Escriba no YouTube
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) realizou, na última sexta-feira (2), o primeiro evento presencial com transmissão simultânea no YouTube, em parceria com a Escriba Informática, para demonstrar, de forma prática, a integração do sistema Notas com o e-Notariado. O objetivo teve como objetivo auxiliar os notários com um passo a passo de como realizar atos no sistema.
Coordenado pelo diretor da Escriba, Leonel Dnaczuk, e pelo executivo técnico, Alison Ramos, a apresentação contou com um tutorial simultâneo sobre os atos lavrados a serem enviados para o e-Notariado, através do sistema Escriba. O passo a passo foi uma demonstração do Provimento n. 100 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a prática de atos notariais eletrônicos utilizando o sistema.
“Nós vivemos um momento de transformação digital, onde o CNB está consolidando um desejo que já era de muitos tabeliães, que é fazer a assinatura digital e videoconferência, facilitando a vida do usuário que precisa fazer algum ato sem precisar ir presencialmente ao cartório. Diante dessa realidade, através do Provimento n. 100, a Escriba fez a integração de sistemas, sabendo que muitos tabeliães sentem a necessidade de utilizar essas ferramentas”, ressaltou Dnaczuk.
Na ocasião, o executivo técnico apresentou tutorial sobre a rotina completa para envio dos arquivos ao Conselho do Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Um dos pontos foi a questão das videoconferências, ferramenta que está sendo muito utilizada pelos tabeliães desde a entrada em vigor do Provimento n. 100. De acordo com Ramos, as videoconferências para atos de cartórios deverão ser feitas apenas através da plataforma e-Notariado, onde as partes receberão o convite para o vídeo, após acordo e solicitação do tabelião, diretamente pela plataforma. Outro assunto levantado pelos organizadores, muito discutido entre os participantes, foi a assinatura digital, mostrada passo a passo como deve ser feita na plataforma Escriba.
“A ideia do Colégio Notarial é oportunizar aos associados, que utilizam a plataforma Escriba, o conhecimento das funcionalidades novas. A partir dessa demonstração, os notários poderão desenvolver o sistema com resultado melhor, mais qualificado e com mais eficiência. O objetivo é aproximar todos em prol desse ambiente mais tecnológico que vivemos hoje”, salientou o presidente do CNB/PR, Renato Lana.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Compartilhar |