Notícias

CNB/CF realiza Assembleia Geral Ordinária e apresenta novidades da plataforma e-Notariado

Publicado em 02/09/2021

Assembleia reuniu a diretoria da entidade e os presidentes das Seccionais estaduais em encontro híbrido, com participação presencial em Brasília e por transmissão online pelo Zoom. 

Nesta quarta-feira (01/09), o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), Renato Lana, participou de Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) para aprovação das contas de 2019, apresentação do termo de Cooperação Técnica entre o CNJ e a entidade para gestão e administração do Sistema Apostil e apresentação de futuras implementações na plataforma e-Notariado, como o desenvolvimento dos requisitos técnicos do módulo de Cadastro Único de Clientes e a homologação do módulo de Reconhecimento de Firma por Autenticidade no e-Notariado.

O novo módulo foi apresentado pelo diretor de Tecnologia do CNB/CF, Marcos de Paola, assim como seu passo a passo inicial para aprovação e inclusão de sugestões em sua metodologia e funcionamento pelos membros presentes. O consultor de Tecnologia, Renato Martini, pontuou que a novidade traz uma nova possibilidade de serviço para tabeliães que aderirem ao ambiente digital do notariado, já que é esperado um fluxo crescente de demandas pelo Reconhecimento de Firma realizado de forma remota.

Cumprindo obrigação estatutária, os membros que estavam participando online assinaram a presença por meio de Certificado ICP-Brasil e realizaram seus votos, observações e ponderações por videoconferência. A presidente Giselle Oliveira de Barros aproveitou a reunião com presença de representantes de diversos estados e agradeceu o empenho dos notários brasileiros durante a pandemia que, “mesmo com as adversidades da crise sanitária, mantiveram um trabalho baseado na confiança e na responsabilidade, junto das recentes revoluções que têm transformado as formas de realização de atos notariais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/CF