O número de inventários em Cartórios de Notas do Paraná cresceu 49% entre março e setembro deste ano. O procedimento é obrigatório para a partilha de bens – e dívidas – entre os herdeiros, e agora pode ser feito online.
O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná, Renato Lana, explica que o inventário é um documento essencial para que os bens sejam transmitidos com segurança para os herdeiros. Desde 2011, caso não haja nenhuma desavença entre as partes, é possível fazer a formalização e a finalização dos inventários nos cartórios, de maneira mais simples.
O especialista também frisou que é muito comum nos cartórios que as famílias busquem a formalização depois de muito tempo da morte, nestes casos, o processo pode ser um pouco mais demorado. Atualmente, a Legislação Brasileira estabelece um prazo de no máximo setenta dias para a abertura do processo.
O presidente afirmou que o estado do Paraná registrou um aumento significativo no número de inventários cadastrados, principalmente pela facilidade do modo online e pelo sistema das videos conferências.
Confira aqui a entrevista completa.
Fonte: CBN Curitiba
Compartilhar |