Por enquanto, documento digital e que pode ser feito de forma remota, vale apenas para viagens aéreas nacionais.
A novidade começou a valer na última segunda-feira e com ela os pais dos menores de 16 anos que necessitam viajar sozinhos ou acompanhados por apenas um dos genitores ou por um responsável podem pedir a autorização de forma online.
É preciso apenas reconhecer a firma, por videoconferência, e receber o documento para ser validado no balcão da companhia aérea, via leitura de QR Code pelo celular. Além disso, a autorização eletrônica pode ser cancelada também remotamente e os dados atualizados a qualquer momento.
Por enquanto, o documento vale apenas para as viagens aéreas nacionais. Mas, segundo os cartórios, em breve vai ser emitido também para viagens ao exterior.
Para a autorização eletrônica por videoconferência os pais devem possuir um certificado digital, emitido gratuitamente também pelos Cartórios. O modelo físico vai continuar disponível, em um formulário que deve ser preenchido e impresso.
O presidente da seção paranaense do Colégio Notarial do Brasil, Renato Lana, diz que o novo serviço vai trazer mais segurança e facilitar a vida de quem precisa da autorização de viagem para os filhos.
A Autorização Eletrônica de Viagem é solicitada pela plataforma www.e-notariado.org.br, tem validade pré-determinada pelos pais e pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo.
Fonte: CBN Londrina
Compartilhar |