Em 2025, o Tabelionato de Notas do município de Pitanga, região central do Paraná, celebrou seu centenário com sua nova estrutura e modernização de serviços. Desde 2023, Marcos Vinícius Pacheco Aguiar, lidera a serventia, quando percebeu o potencial de crescimento da atividade extrajudicial no município.
“Durante a época do concurso, visitei a cidade e percebi que o cartório tinha muito espaço para se desenvolver, já me imaginava ajustando muita coisa, colocando personalidade em cada canto. Decidimos vir e nos apaixonamos. Hoje, posso dizer que aqui é a nossa casa”, afirma o tabelião, que com muito orgulho conta com o apoio de sua esposa e substituta, Viviane Salvato Toloti Aguiar.
Sua vida profissional começou bem longe do meio jurídico, já trabalhou em carvoaria, foi panfleteiro e empacotador de supermercado. Mas seu primeiro contato com o cartório foi em 2000, como auxiliar no 2º Tabelionato de Notas de Piracicaba, em São Paulo. Antônio Bortoleto, tabelião e amigo de Marcos o incentivou a entrar para a carreira, foi assim que cursou Direito, tornou-se mestre na área e foi aprovado em outros concursos, até assumir a delegação de Pitanga.
“Trago comigo os valores que meus pais, vendedores ambulantes, me ensinaram: esforço, honestidade e justiça. Por isso, quando construímos a nova sede, homenageei meu pai, João Marcos Aguiar, batizando a sala de reuniões com seu nome. Foi uma forma de reconhecer tudo o que ele e minha mãe fizeram por mim e de ter eles presentes ao meu lado”, relata.
Ao longo dos anos, percebendo o aumento da demanda por atendimentos e a necessidade de maior conforto e privacidade, Marcos e sua equipe reformaram um novo edifício para o cartório. Atualmente, a serventia possui:
Salas exclusivas para atendimento
Sala para mediação e conciliação
Sala de conferências
Auditório próprios para eventos e conferências
Estacionamento privativo e banheiros adaptados
O auditório também recebeu um nome especial: José Donizeti Granuzzio, escrevente que ensinou Marcos a função ainda no início da carreira. “Ele esteve presente na inauguração da nova sede, em uma homenagem em vida mais que merecida”, destaca o tabelião.
Além da nova estrutura da sede, o Tabelionato de Pitanga investiu na modernização de seus serviços. Atualmente, são oferecidos todos os atos do e-Notariado, além de apostilamento, usucapião e doações, tanto em formato físico quanto eletrônico. A serventia também faz uso de inteligência artificial para conferência de documentos e maior agilidade no atendimento.
Com uma equipe de 13 colaboradores, o tabelionato tem contado com qualificação e atendimento humanizado como forma de levar mais cidadania à população local. Além disso, o prédio conta com decoração de quadros que retratam paisagens da cidade de Pitanga e do Paraná. Na sala do tabelião, um quadro do Rio Piracicaba faz referência à cidade natal de Marcos e lembra, diariamente, suas origens.
“Nossa principal missão é garantir segurança jurídica à população. Fazemos isso com respeito, urbanidade e imparcialidade, acolhendo cada pessoa que entra aqui como um cidadão que merece ser ouvido, orientado e protegido pela lei”, finaliza.
Fonte: Isabella Serena – Assessora de comunicação CNB/PR
Compartilhar |