Notícias

Cartório da tríplice fronteira está entre as serventias que mais realizaram atos online no Paraná

Publicado em 28/09/2021

Em entrevista exclusiva ao CNB/PR, o titular do 2° Tabelionato de Notas de Foz do Iguaçu, Cyríaco Tacely Dornelles Júnior, fala sobre modernização e a realidade de um cartório de fronteira

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, o 2º Tabelionato de Notas de Foz do Iguaçu/PR abriu suas portas na cidade em 06 de julho de 1963, sendo mais uma serventia para atender as mais de 80 etnias existentes no município.

Atualmente com 54 funcionários, o titular do cartório, Cyríaco Tacely Dornelles Júnior, assumiu a serventia em outubro 2007 e já deu início a diversas mudanças que levariam o cartório a se tornar um destaque no estado. “Após nossa assunção em Foz do Iguaçu, iniciamos um processo de mudança do local do tabelionato. Em 2019, nos mudamos para um prédio novo, projetado e finalizado para atender a demanda e o fluxo de processos do tabelionato”, conta.

O novo local do cartório passou por uma grande mudança a fim de garantir maior comodidade e segurança para os usuários. A serventia passou a contar com dois pavimentos, elevador, salas privativas e um amplo arquivo, o que permitiu que houvesse uma divisão por serviços para atendimento ao público. Além disso, foram adquiridos e confeccionados móveis e equipamentos novos que foram instalados no novo prédio. “Montamos, ainda, uma área externa de espera coberta, com cadeiras e monitores de senhas, para assim atender às exigências sanitárias. Tais medidas de infraestrutura foram elogiadas em visita presencial à serventia pelo desembargador Aniceto, quando Corregedor-Geral da Justiça, e constaram em ata de correição”, explica.

O fluxo de atendimento de um cartório de fronteira tende a ser diferente dos demais, devido à convivência maior com estrangeiros moradores da cidade. “Diante da peculiaridade de estarmos na fronteira, possuímos muitos clientes estrangeiros, notadamente paraguaios e argentinos – que possuem negócios em Foz do Iguaçu – além de muitos brasileiros que residem no exterior e também turistas estrangeiros”, diz o tabelião. Com a regularização dos atos online concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Provimento nº 100, o 2º Tabelionato de Notas precisou fazer uma adaptação mais rápida aos atos digitais a fim de atender a grande demanda de clientes.
Segundo o tabelião, o cartório já realizou 220 escrituras públicas e 50 procurações por videoconferências, conforme consta na plataforma e-Notariado. Esse feito posicionou o 2º Tabelionato de Notas entre os cartórios que mais praticaram atos online no Paraná, o que, segundo o titular, justifica-se pelas “peculiaridades” da cidade. “O impacto é visível nos negócios imobiliários, que não sofreram forte redução no período mais grave da pandemia, já que os atos online permitiram essa comodidade aliada com segurança sanitária para os clientes”, comenta.

Além disso, o cartório passou por diversas principais mudanças para manter os padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança nos atos notariais, como dispõe o Provimento nº 74 do CNJ. De acordo com Cyríaco, foi feita uma sala exclusiva e com ar condicionado para o centro de processamento de dados (CPD), aquisição de servidores, nobreak, servidor secundário, estabilização do sistema e segurança de dados, que, atualizados de 15 em 15 minutos, elevam a segurança de dados e informações do Tabelionato. Também foram adquiridos proxy e firewall, ferramentas que estabilizam a rede interna e bloqueiam acessos, tendo como principal característica o bloqueio de ransomware, vírus que criptografa os arquivos na rede; passaram a fazer o backup em nuvem em servidor secundário e em HD externo; e foi feita a digitalização dos livros da serventia.

“Estamos numa constante preocupação de bem atender ao público no menor tempo possível e com a máxima segurança jurídica. Para tanto, gerenciamos em tempo real o tempo de espera dos atendimentos no balcão, controlamos o fluxo de escrituras através de software de gestão, visando reduzir o tempo de entrega dos atos protocolares”, ressalta o tabelião.

Para conhecer todos os serviços oferecidos pelo 2º Tabelionato de Notas, acesse www.notasfoz.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR