As mudanças começaram a ser feitas em 2017, quando a instalação do cartório foi transferida para a atual sede
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) dá continuidade ao projeto Cada Nota Um Conto com a evolução feita nas instalações do Serviço Distrital do Campo Comprido, em Curitiba, para se adequar aos Provimentos nº 100 e nº 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em fevereiro de 2017, após aprovação em concurso público, o tabelião Renato Farto Lana assumiu a serventia, passando a trabalhar, imediatamente, na modernização do sistema utilizado e do ambiente físico.
O primeiro registro do Cartório do Campo Comprido, que anteriormente tinha sede na Rua Eduardo Sprada – a mais extensa de Curitiba –, é datado no ano de 1893, sendo também o primeiro cartório instalado no bairro. Atualmente, com 22 funcionários, o cartório que hoje leva o nome de Serviço Distrital do Campo Comprido mudou sua sede para outro endereço, com o intuito que dar mais comodidade para a população em um ambiente maior e mais confortável.
Fachada da antiga sede do Cartório do Campo Comprido.
Logo no mesmo ano em que assumiu a titularidade do cartório, Renato comenta que passou a fazer grandes mudanças na serventia, como “novas instalações, novas ferramentas de trabalhado desde o mobiliado até de informática”. “A casa antiga era, de fato, muito antiga, e na minha concepção não permitia mais receber os clientes de forma confortável”, conta.
Mesmo não tendo trabalhado na sede anterior, o titular comenta que a mudança de sede teve como principal motivo a localização. “A atual [sede] está mais bem localizada, próxima do terminal e em um centro comercial com estacionamento e segurança”, diz.
Mesmo com todas as melhorias feitas em prol do conforto dos clientes e dos funcionários, o cartório também precisou se adequar às normas editadas pelo CNJ. O Provimento nº 100/2020, que dispõe sobre a realização de atos notariais eletrônicos a distância, utilizando a plataforma e-Notariado, exigiu grande esforço dos Tabelionatos de Notas para se adequarem às exigências e garantirem maior segurança para o usuário.
Com o Serviço Distrital do Campo Comprido não foi diferente, já que para o titular “a dificuldade inicial maior foi entender os meandros da plataforma e adaptar os escreventes a essa nova modalidade”. “No início foi muito complicado, mas é uma questão de romper um paradigma. Nos preparamos, porém, os clientes ainda estão tímidos”, acrescenta.
Fachada da nova sede do Serviço Distrital do Campo Comprido.
A necessidade de seguir a evolução tecnológica, que é refletida com a migração dos atos dos cartórios para o ambiente online, também gera impacto no dia a dia da serventia e no processo de adaptação de todos os envolvidos. Para o tabelião, a adaptação na forma de trabalhar resultou em diferentes cenários. “Há sempre aquela repulsa inicial, mas depois que aprendemos, tudo passou a fluir melhor. As partes gostaram e estão mais confortáveis”, comenta.
Entretanto, não foi só o Provimento nº 100 que demandou mudanças no cartório. Em 2018, o CNJ publicou o Provimento nº 74 para regularizar padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro, mas o Serviço Distrital do Campo Comprido já se mostrou adiantado no momento da publicação da norma. “Desde o início dos trabalhos como tabelião em 2017, contratei uma empresa muito capacitada para nos auxiliar a ter segurança no nosso sistema de dados. Investi pesado no início e, quando o Provimento veio, já estávamos preparados. Acabou sendo positivo o gasto inicial, já que sabíamos que estávamos seguros”, explica o titular.
Mesmo com as dificuldades geradas durante a pandemia mundial da Covid-19, o cartório continua se mantendo atualizado, buscando dar o melhor serviço para o bairro. “Sempre queremos oferecer coisas novas aos clientes, então, sempre que podemos inovar, assim seguimos. Estamos com um sistema bem montado: seguro, dinâmico e moderno. As iniciativas foram sempre buscando agilidade, focando sempre na segurança”, finaliza.
O cartório oferece uma instalação moderna, com equipamentos atualizados e serviço online para a segurança dos clientes.
O Serviço Distrital do Campo Comprido, que continua sendo a referência no bairro de Curitiba, hoje possui uma instalação moderna e está apto para realizar atos online com segurança e conforto para o usuário.
Cada Nota Um Conto
Com o intuito de dar maior visibilidade para os Cartórios de Notas do estado e divulgar boas práticas, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) elaborou o projeto “Cada Nota Um Conto” para levar as histórias das serventias para a população que acompanha o site institucional e as mídias sociais do Colégio.
O cartório que tiver interesse em participar do nosso projeto deverá entrar em contato através do e-mail colnotpr@gmail.com ou pelo WhatsApp (41) 99120-5118. Os tabeliães deverão enviar informações como: resumo da história ou projeto; data de inauguração do cartório; detalhes de mudanças feitas no cartório (se houver); imagens para ilustrar a matéria. A serventia deverá entrar em contato com o CNB/PR até o dia 10 de cada mês.
Se o seu cartório foi o primeiro a ser instalado na cidade; se passou por uma grande mudança nas instalações; se teve alguma iniciativa ou projeto de grande impacto; se já registrou alguma grande personalidade ou algum monumento histórico do estado, entre em contato conosco e conte a história!
Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR
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