As mudanças começaram a ser feitas em 2017, quando a instalação do cartório foi transferida para a atual sede
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) dá continuidade ao projeto Cada Nota Um Conto com a evolução feita nas instalações do Serviço Distrital do Campo Comprido, em Curitiba, para se adequar aos normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em fevereiro de 2017, após aprovação em concurso público, o tabelião Renato Farto Lana assumiu a serventia, passando a trabalhar, imediatamente, na modernização do sistema utilizado e do ambiente físico.
O primeiro registro do Cartório do Campo Comprido, que anteriormente tinha sede na Rua Eduardo Sprada – a mais extensa de Curitiba –, é datado no ano de 1893, sendo também o primeiro cartório instalado no bairro. Atualmente, o cartório que hoje leva o nome de Serviço Distrital do Campo Comprido mudou sua sede para outro endereço, com o intuito que dar mais comodidade para a população em um ambiente maior e mais confortável.
Logo no mesmo ano em que assumiu a titularidade do cartório, Renato comenta que passou a fazer grandes mudanças na serventia, como “novas instalações, novas ferramentas de trabalhado desde o mobiliado até de informática”. “A casa antiga era, de fato, muito antiga, e na minha concepção não permitia mais receber os clientes de forma confortável”, conta.
Mesmo não tendo trabalhado na sede anterior, o titular comenta que a mudança de sede teve como principal motivo a localização. “A atual [sede] está mais bem localizada, próxima do terminal e em um centro comercial com estacionamento e segurança”, diz.
Provimento nº 100
Mesmo com todas as melhorias feitas em prol do conforto dos clientes e dos funcionários, o cartório também precisou se adequar às normas editadas pelo CNJ. O Provimento nº 100/2020, que dispõe sobre a realização de atos notariais eletrônicos a distância, utilizando a plataforma e-Notariado, exigiu grande esforço dos Tabelionatos de Notas para se adequarem às exigências e garantirem maior segurança para o usuário.
Para o titular “a dificuldade inicial maior foi entender os meandros da plataforma e adaptar os escreventes a essa nova modalidade”. “No início foi muito complicado, mas é uma questão de romper um paradigma. Nos preparamos, evoluímos e, hoje, vemos que a população já está mais adaptada com os atos digitais”, acrescenta.
A necessidade de seguir a evolução tecnológica, que é refletida com a migração total dos atos dos cartórios para o ambiente online, também gera impacto no dia a dia da serventia e no processo de adaptação de todos os envolvidos. Para o tabelião, a adaptação na forma de trabalhar resultou em diferentes cenários. “Há sempre aquela repulsa inicial, mas depois que aprendemos, tudo passou a fluir melhor. As partes gostaram e estão mais confortáveis”, comenta.
Para o tabelião, a revolução tecnológica no serviço notarial é um marco mundial histórico para a atividade e para a sociedade brasileira. “A norma publicada pelo CNJ em maio de 2020 foi um avanço muito significativo para a nossa atividade. A migração para o meio digital colocou o Brasil entre os maiores exemplos de serviços notariais a nível mundial. A crescente busca pelos atos digitais mostra a eficácia do E-Notariado e deixa claro como o serviço trouxe mais facilidade e agilidade para a população”, afirma.
Provimento nº 74
Sendo um dos Provimentos constantemente lembrados por agentes delegados, o CNJ trouxe, em 2018, exigências para regularizar padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro com o Provimento nº 74, mas o Serviço Distrital do Campo Comprido já se mostrou adiantado no momento da publicação da norma. “Desde o início dos trabalhos como tabelião em 2017, contratei uma empresa muito capacitada para auxiliar o cartório a ter segurança no nosso sistema de dados. Investi pesado no início e, quando o Provimento veio, já estávamos preparados. Acabou sendo positivo o gasto inicial, já que sabíamos que estávamos seguros”, explica o titular.
Um cenário que mudou a vida de toda a população mundial e, consequentemente, dos serviços que são essenciais à população, a pandemia mundial da Covid-19 mudou a forma de trabalho e atendimento nos cartórios. A fim de continuar prestando o melhor serviço para o bairro, o cartório também buscou manter o nível alto das atividades durante o período. “Sempre queremos oferecer coisas novas aos clientes, então, sempre que podemos inovar, assim seguimos. Estamos com um sistema bem montado: seguro, dinâmico e moderno. As iniciativas foram sempre buscando agilidade, focando sempre na segurança, mesmo durante a pandemia que vivenciamos”, finaliza.
O Serviço Distrital do Campo Comprido, que continua sendo a referência no bairro de Curitiba, hoje possui uma instalação moderna e está apto para realizar atos online com segurança e conforto para o usuário.
Cada Nota Um Conto
Com o intuito de dar maior visibilidade para os Cartórios de Notas do estado e divulgar boas práticas, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) elaborou o projeto “Cada Nota Um Conto” para levar as histórias das serventias para a população que acompanha o site institucional e as mídias sociais do Colégio.
O cartório que tiver interesse em participar do nosso projeto deverá entrar em contato através do e-mail colnotpr@gmail.com. Os tabeliães deverão enviar informações como: resumo da história ou projeto; data de inauguração do cartório; detalhes de mudanças feitas no cartório (se houver); imagens para ilustrar a matéria
Se o seu cartório foi o primeiro a ser instalado na cidade; se passou por uma grande mudança nas instalações; se teve alguma iniciativa ou projeto de grande impacto; se já registrou alguma grande personalidade ou algum monumento histórico do estado, entre em contato conosco e conte a história!
Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR
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