Notícias

BandNews FM – Cresce 54% a procura por documentos que comprovam crimes virtuais

Publicado em 02/06/2021

O Paraná é o segundo estado do país com mais documentos feitos em cartórios que comprovam crimes virtuais. Desde quando entrou em vigor a Lei Federal, no fim de março deste ano, a procura por esse tipo de documento cresceu 54% no mês de abril, em relação ao mesmo período do ano passado.

A nova lei consideracrime a perseguição de pessoas em meio físico ou digital, que ameaça a integridade física ou psicológica. A pena pode chegar até três anos de prisão, em regime fechado. A documentação é utilizada para a comprovação de crimes virtuais, como o vazamento de fotos e vídeos íntimos, perfis falsos em redes sociais, injúrias, difamações e cyberbullying.

Segundo o presidente do Colégio Notarial do Brasil – seção Paraná, Renato Lana, a Ata Notarial tem se tornado uma ferramenta segura e cada vez mais procurada para garantir às vítimas respaldo jurídico e proteção diante das ameaças.

Ele afirma que o serviço ainda é desconhecido de muita gente.

A ata notarial pode ter como conteúdo páginas da internet, imagens, sons, mensagens de texto, ligações telefônicas, reuniões ou quaisquer outros fatos presenciados pelo tabelião. São Paulo lidera a procura por esse tipo de documento.

Fonte: BandNews FM