Situações limites, muitas vezes, nos levam a ver as coisas por um novo ângulo, isso se deve ao nosso instinto de sobrevivência que trabalha incessantemente para sair da situação ou mudá-la. O isolamento social ao qual a sociedade mundial tem sido submetida devido à pandemia do novo Coronavírus tem trazido essa necessidade, a de acelerar mudanças por meio de um ambiente que favoreça o teste de novas ideias.
Podemos dizer que essa ação criativa é o lado positivo dessa crise, que nos mostra oportunidades de crescimento em meio ao caos. Embora o mundo tenha se tornado cada vez mais digital nos últimos anos, nunca dependemos tanto da internet como nas últimas semanas. É por meio dela que muitas pessoas têm visto a possibilidade de manter relações profissionais e dar continuidade às tarefas e ao relacionamento com seus clientes, fornecedores e familiares.
Neste momento podemos perceber com mais clareza a importância das empresas de tecnologia como fator essencial para atravessar esse período tão conturbado. Empresas sérias e com profissionais qualificados, podem oferecer processos digitais visando maior produtividade, celeridade nos processos e redução de custos.
Os cartórios extrajudiciais, por prestarem um serviço essencial à sociedade, têm a tecnologia como uma importante aliada, pois foi preciso reinventar o atendimento, implementando novos canais de comunicação, como Whatsapp, videoconferência, e-mails e redes sociais. Aproveitar a ocasião para focar nas necessidades dos clientes é a oportunidade para fidelizá-los.
Processos digitais e totalmente onlines como do Cartório Trindade, em Florianópolis Santa Catarina, é um exemplo dessa mudança. A serventia lavrou seu primeiro ato online, através de videoconferência, com assinatura e certificado digital, através de uma plataforma desenvolvida em parceria com a empresa de sistemas que lhe presta serviços. O(a) tabeli(ã)o dotado de fé pública, autentica no próprio livro o ato assinado digitalmente pelas partes contratantes.
Na ocasião, o ato foi conduzido por videoconferência pela oficial substituta, Sabrina Costa da Silva Brasil Gonçalves, e pela escrevente juramentada, Priscilla da Silva Piuco, acompanhadas pelos outorgantes da procuração pública. Este procedimento só foi possível devido as leis daquele Estado e graças à iniciativa da tabeliã em inovar e oferecer aos seus clientes uma nova forma de atendimento, mesmo em tempos de crise.
Outro processo inovador, é a opção de realizar escritura online para clientes, solicitada, preenchida e enviada ao cartório via site. A escritura é recebida pelo tabelionato, que analisa as informações e as imagens dos documentos enviados. Após o recebimento, o processo ocorre normalmente com a integração aos sistemas que atendem a serventia para a lavratura e emissão da escritura, finalizando todo o processo dentro da legislação e em formato digital.
Por isso, por mais desafiadora que seja a situação, devemos encará-la com criatividade e objetividade. Não foque no caos, não seja pessimista, pois em toda a história da humanidade, foram nas crises que as maiores inovações surgiram.
Já é possível perceber que o notariado nunca mais será o mesmo, pois a inovação e a tecnologia estão transformando a maneira de prestarem seus serviços à sociedade, de forma remota, célere, porém sem jamais perder a fé pública e a segurança jurídica em seus atos. E uma coisa é certa, se nos próximos 10 anos seu serviço não couber em um smartphone, pode ter certeza que ele não existirá mais.
*Joelson Sell é sócio e fundador da Escriba Informatização Notarial e Registral, além de Diretor de Negócios, Expansão e Marketing da empresa.
Fonte: Escriba
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