Notícias

Associada do CNB/PR recebe título de Cidadã Honorária de Itaperuçu

Publicado em 08/08/2025

Na noite desta quinta-feira (07/08), a Câmara Municipal de Itaperuçu realizou uma solenidade que foi marcada pela emoção, reconhecimento e gratidão. O título de Cidadão Honorário de Itaperuçu foi concedido à uma figura que, ao longo dos últimos anos, tem se dedicado com excelência à prestação de serviços jurídicos e sociais na comunidade, Débora Perioto Bayer.

O evento foi promovido e contou com a presença do Presidente da Câmara, Ariel de Cristo Paulo, membros da mesa diretora, vereadores, entre eles o vereador Dito Guimarães, que teve a próatividade e reconhecimento dos serviços prestados pela associada, além de autoridades civis, eclesiásticas, familiares, amigos e a comunidade local. A homenagem foi recebida com emoção por quem, como destacou em seu discurso, “fez uma aposta do coração” ao escolher trabalhar na cidade.

“Este reconhecimento concedido por esta Igreja Casa de Leis me enche de alegria e gratidão. Sinto que não é apenas uma honraria pessoal, mas um abraço caloroso desta comunidade que me acolheu”, afirmou a homenageada.

Débora relembrou os desafios enfrentados, como um concurso público que durou cinco anos, além dos longos anos de estudo e dedicação. “Foi um período de incertezas, mas a fé e a perseverança me trouxeram até aqui.”

Desde que chegou ao município, sua missão tem sido clara: prestar um serviço de excelência, pautado em agilidade, segurança jurídica, modernização e acolhimento. “Devemos desmistificar a máxima de que cartórios existem apenas para bater carimbos. Acredito firmemente que o tabelião e o registrador são agentes de transformação social”, declarou, ressaltando o papel fundamental dos cartórios na vida dos cidadãos.

Com uma equipe comprometida e uma atuação humanizada, que também fazem parte dessa homenagem, o serviço notarial em Itaperuçu tem se tornado referência. Débora fez questão de agradecer aos seus colaboradores: Emerson Machozek, Márcia de Cristo Escaramal, Bruna Artigas de Cristo, Michele Fontura e os juízes de paz Antemar José Alves e Ayrton Cavalheiro. “Eles são a base do nosso serviço, a extensão do meu trabalho. Sem o comprometimento diário de cada um, nada disso seria possível.”

A homenagem também foi estendida aos familiares, quando agradeceu aos pais, Roberto e Deise, que lhe deram a base educacional e moral para seguir em frente, ao marido, Magno, pelo apoio incondicional ao longo da jornada, e às filhas Betina e Catarina, que o inspiram todos os dias com o carinho e o afeto no início e no fim de cada jornada de trabalho.

Ao final do discurso, a nova cidadã honorário de Itaperuçu reafirmou seu compromisso com a cidade e com a população, “Servir com atenção, humanidade e responsabilidade é e continuará sendo meu propósito. Receber este título não encerra um ciclo, pelo contrário, me inspira a continuar trabalhando com ainda mais amor e dedicação por esta terra que hoje considero minha casa.”