Notícias

CNB/PR realiza atendimentos e divulga AEDOs em ação social

Publicado em 19/05/2025

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) esteve presente no sábado, dia 17 de maio, em mais uma ação social, aproximando os serviços notariais da população e reforçando o compromisso dos cartórios com a cidadania. A iniciativa fez parte da programação do Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), realizado durante a “Semana S”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com diversas outras entidades e que contou com atendimentos gratuitos à comunidade e a divulgação e realização da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).

Durante o evento, a equipe do CNB/PR apresentou ao público a funcionalidade e a importância da AEDO, documento que pode ser emitido de forma simples, segura e gratuita pelos Tabelionatos de Notas de todo o país. A ação foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas, orientar sobre o processo de emissão e destacar como o documento pode salvar vidas.

Participaram da ação o presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Jr., a diretora de comunicação Amanda Canezin, o conselheiro Ricardo Augusto Leão, o tabelião Francisco Nobre e vários colaboradores dos cartórios associados como: 1° Tabelionato de Notas; 4º Tabelionato de Notas; 8º Tabelionato de Notas; 9° Tabelionato de Notas; Serviço Distrital da Barreirinha; Serviço Distrital de Santa Quitéria e Serviço Distrital do Uberaba.

Além de diversas autoridades locais que apoiaram a iniciativa e destacaram a importância da presença dos cartórios em eventos voltados ao atendimento social. Dentre elas: Desembargadora Joeci Camargo; Vice-governador do Paraná Darci Piana; Juíza Pamela Paganini; Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Del Ponte, entre outros.

“A aproximação com a população e o incentivo à cultura da doação de órgãos são parte essencial do nosso papel como notariado. Mostrar que estamos à disposição para oferecer segurança jurídica e prestar um serviço humanizado é fundamental”, destacou o presidente Daniel Driessen Jr.

Durante o evento, a professora Flávia Ferrari realizou sua AEDO e iniciou uma parceria entre a Uniensino e o CNB/PR, em que seus alunos receberão palestras sobre doação de órgãos. “Realizar minha AEDO foi um ato simbólico e pessoal, mas também um passo importante para inspirar meus alunos. Essa parceria permitirá que eles conheçam mais sobre a importância da doação de órgãos e o papel dos cartórios nesse processo tão respeitável e necessário.

Ações como essa, reafirmam o compromisso com a responsabilidade social do CNB/PR, levando informação e serviços essenciais para mais paranaenses. A próxima ação do Justiça no Bairro em parceria com o CNB/PR acontecerá em Sarandi/Mandaguari no dia 31 de maio. Acompanhe a programação: https://cnbpr.org.br/comunicacao/calendario-de-eventos/

Fonte: Isabella Serena, Assessora de comunicação CNB/PR