Notícias

Retrospectiva 2024 do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná

Publicado em 12/12/2024

Neste ano de 2024 o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) promoveu diversas ações e projetos que afirmam o compromisso dos tabelionatos de notas com a sociedade paranaense.

Muitas ações foram realizadas durante o ano, destacando-se a criação do Conselho de Ética, que mostra a importância do CNB/PR na padronização de atendimento de seus associados e na segurança jurídica fornecida aos cidadãos. Ao decorrer de 2024 o reconhecimento pela mídia foi grande, com participações de podcasts e realização de entrevistas nas rádios e televisões, com releases que geraram mais de 68 matérias espalhadas pelo estado, 350 notícias (até novembro), vinculadas ao site com publicações atingindo mais de 12 mil visualizações. Também foram realizadas campanhas nas redes sociais, gerando um impacto no aumento dos seguidores, de 10%. Para Daniel Driessen Junior, presidente do CNB/PR, 2024 foi um ano marcante para o notariado paranaense, “a dedicação dos tabelionatos de notas em promover excelência no atendimento e inovação nos serviços é um reflexo do comprometimento do estado com as demandas da sociedade.”

Encontros e cursos

Foram realizados também, os Encontros Regionais e Interespecialidades nas cidades de, Francisco Beltrão (28/02), Maringá (26/04), Irati (27/06), Guarapuava (31/08) e Foz do Iguaçu (22/11), que promoveram a troca de experiências entre os colegas notários e registradores, com o intuito de adequar o diálogo e o conhecimento entre os colegas. Além das ações que contaram com o apoio do Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA 2024),  que dentre os 215 cartórios vencedores no Brasil, 5 associados do CNB/PR foram premiados e homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pelo Selo Diamante, maior categoria de qualidade do prêmio, recebendo Menção Honrosa pelos serviços, também tiveram ações que contaram com o apoio do Cartório TOP e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Lançamento AEDO

O ano foi repleto de palestras e cursos realizados pela direção do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná, com a apresentação de três palestras junto ao Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM/PR), Curso sobre Direito Notarial e Registral, no Centro Universitário UniOpet, o 1º Encontro de Regularização Imobiliária Escola Legal e 8 turmas durante o ano para o Treinamento de Grafotecnia e Documentoscopia para associados. Um ponto a se orgulhar foi o lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), com mais de 644 emitidas, ficando em terceiro lugar no ranking nacional. E para mostrar o comprometimento dos Tabelionatos de Notas com as emissões dessas AEDOs, no dia 19 de setembro foi realizada a Jornada Notarial, na Faculdade Santa Cruz, em Curitiba, onde foram prestados atendimento ao público, apresentação e emissão das autorizações. Durante 1º de agosto e 30 de setembro de 2024, foram contabilizadas essas emissões em todo o país e o Tabelionato de Notas de Jandaia do Sul, foi o premiado com 41 AEDOs emitidas, mostrando que não somente a serventia está comprometida em divulgar e facilitar o acesso à Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), mas que o Paraná faz a diferença desempenhando um papel fundamental na conscientização sobre a importância desse documento que salva vidas. “Entre os diversos projetos que realizamos, destaco o lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), uma iniciativa inovadora que tira a ideia da sociedade sobre o papel tradicional do notariado, impactando diretamente na vida das pessoas em um momento tão sensível. O Paraná destaca-se nacionalmente, alcançando o terceiro lugar no ranking de emissões, Esse resultado é um exemplo de como os tabelionatos podem atuar de forma proativa em causas de alta relevância social, mostrando que estamos à disposição da população”, lembra Daniel.

Parceria

Em 2024 foram firmadas as parcerias com a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB/PR), em que alguns eventos mostram o sucesso dessa união entre os serviços notariais e judiciais, como, o Curso Capacitação para Declaração do ITCMD (29/04), Dia da Cidadania (22/06), Mesa Redonda sobre Procedimentos Extrajudiciais e Advocacia em Santo Antônio da Platina (03/07), 7º Colóquio de Direito Imobiliário e Urbanístico em Londrina (31/07) e muitos outros. “Nosso papel não é apenas atender às necessidades legais da população, mas também atuar como agentes legais de transformação social. As parcerias que fizemos nesse ano é um exemplo perfeito de como podemos inovar e gerar impacto, ficamos muito felizes de poder contribuir para a melhoria do estado com os nossos serviços e essa união entre a classe notarial e a classe extrajudicial mostra que todos querem chegar ao mesmo lugar, com o mesmo objetivo. Estamos apenas começando e, para 2025, queremos fortalecer ainda mais nosso papel em iniciativas que promovam cidadania e solidariedade.” o presidente, Daniel Driessen Junior, agradece a parceria de 2024.

Projeções para 2025

O próximo ano promete ainda mais avanços da classe notarial, com melhorias e desenvolvimento. Entre os projetos previstos estão novas iniciativas de modernização digital, ampliação de parcerias institucionais e a realização de eventos que valorizem o trabalho dos tabelionatos. “Em 2025, nosso foco será continuar inovando e aproximando o notariado da sociedade. Estamos comprometidos em construir um setor ainda mais eficiente, ético e integrado às necessidades dos paranaenses. Além disso, obviamente, o foco principal da instituição continua sendo a busca por uma Tabela de Emolumentos mais justa e moderna, tendo em vista a defasagem do atual regramento da década 1970”, afirma Daniel Driessen Junior. O CNB/PR encerra as atividades de 2024 com orgulho pelas realizações e gratidão pelo apoio de seus associados.

Fonte: Isabella Serena, assessora de comunicação CNB/PR