Notícias

CNB/PR participa da 1ª Jornada de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo

Publicado em 22/10/2024

A 1ª Jornada de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo, realizada na sexta-feira (18/10), em Vitória (ES), contou com o apoio do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), e foi um marco para o debate jurídico, com a desjudicialização e às possibilidades de atuação das serventias extrajudiciais no Brasil.

O president do CNB/PR, Daniel Driessen Junior, esteve presente para prestigiar o evento, que teve como destaque a participação de 20 competidores em um concurso de artigos acadêmicos. O tema das produções competidoras foi “Desjudicialização e Serventias Extrajudiciais: possibilidades e tendências”. Ao final do evento, os três melhores artigos foram premiados, destacando a relevância das propostas apresentadas pelos autores.

Entre os destaques do evento, o 4º Tabelionato de Notas de Curitiba, que tem Daniel Driessen Junior como tabelião responsável, foi premiado com o artigo vencedor, intitulado “Desjudicialização: detecção precoce da crise empresarial e a possibilidade de atuação do notário”, escrito em coautoria pela professora Marcia Carla Ribeiro e Daniel.

O artigo premiado abordou como os notários podem atuar preventivamente na percepção de possíveis crises empresariais e quais as soluções mais rápidas e eficazes, sem a necessidade de longos processos judiciais. Também foi ressaltado o papel do notariado no atual cenário jurídico brasileiro, especialmente em tempos de aumento da demanda por soluções extrajudiciais.

A 1ª Jornada de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo trouxe como tema a importância do diálogo entre os profissionais da área e reforçou a valorização das serventias extrajudiciais como formas de desburocratização e agilização dos processos no Brasil.