Notícias

Emissão de AEDOs e destaque na mídia marcam Jornada Notarial no Paraná

Publicado em 22/10/2024

No último sábado (19/10), em Curitiba foi realizada a 2ª edição da Jornada Notarial, evento gratuito de aconselhamento jurídico promovido pelos Cartórios de Notas do Paraná. O foco desta edição foi a Doação de Órgãos. A ação foi realizada na Faculdade Santa Cruz, junto ao projeto Justiça no Bairro, um dia repleto de serviços para a comunidade. O evento teve grande destaque na mídia durante a semana para divulgar a ação e transmissão ao vivo pelo Meio Dia Paraná, da RPC, reforçando a relevância da ação para o público, que ao total foram emitidas aproximadamente 25 AEDOs.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná, Daniel Driessen Júnior, destacou a importância da AEDO, como uma ferramenta essencial para reduzir a fila de mais de 40 mil pessoas à espera de um transplante no Brasil. “Estamos aqui para facilitar o processo e esclarecer dúvidas, porque sabemos o impacto que uma decisão como essa pode ter na vida de muitas pessoas”, comentou Driessen, que também esteve presente no local ao lado de outros membros da diretoria para prestar orientações jurídicas.

O evento possibilitou que cidadãos emitissem a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO) diretamente no local, sem a necessidade de agendamento prévio. A iniciativa contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve o objetivo de auxiliar a população sobre diversos serviços prestados pelos Cartórios de Notas, como testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis, entre outros. Além de Curitiba, outras cidades do Paraná, como Irati e Jandaia do Sul, também participaram da Jornada Notarial, reforçando a importância da ação em todo o estado.

Nicole, 33 anos, que trabalha no marketing da Faculdade Santa Cruz, encontrou a oportunidade que estava esperando para realizar seu desejo antigo de contribuir para a causa da doação de órgãos. “Sempre quis fazer algo para ajudar, e quando vi a chance de formalizar isso de forma segura e simples, não pensei duas vezes”, afirmou Nicole.

Vilheco de 74 anos e Marilda de 63, aproveitaram a ocasião para emitir suas AEDOs. A decisão veio após uma conversa com sua filha, que estuda na Faculdade Santa Cruz, e comentou que no sábado (19) teria esses serviço disponível gratuitamente, ao ser questionada sobre o que motivou Marilda a realizar sua AEDO, comentou: “Recentemente, fui ao velório de um amigo e percebi que daqui da terra, não levamos nada, e sobramos apenas os nossos ossos. Se eu morrer, quero pelo menos, ter a oportunidade de ajudar quem for ficar na terra.

Entre os presentes na Jornada Notarial estavam a conselheira fiscal Nara Darliane Dors, o tabelião substituto do 4º Tabelionato de Notas de Curitiba, Renato Bolzani, a tabeliã responsável pelo 8º Tabelionato de Notas de Curitiba, Léia Fernanda De Souza Ritti Ricci, além de escreventes do Tabelionato de Notas do Portão.