Em 19 de setembro de 2024, o Palácio Iguaçu, um dos ícones na história e na política do Paraná, comemorou seu 70º aniversário. O edifício, localizado em Curitiba, é um símbolo de progresso e administração estadual desde sua inauguração, em 1954.
Com sua construção iniciada na década de 1950 durante a gestão de Bento Munhoz da Rocha Neto (1951/1955), o edifício tinha o objetivo de substituir o antigo Palácio do Governo, sendo a sala de visitas da cidade, e serviu de inspiração para Juscelino Kubitschek construir Brasília. A inauguração oficial do Palácio ocorreu em 19 de dezembro de 1954, durante o governo do então presidente João Café Filho, se tornando então o primeiro Centro Cívico criado no Brasil.
Ao falar sobre o surgimento do Palácio do Governo, Giceli Portela, professora de arquitetura e urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), destacou suas características estruturais. “O edifício possui os paradigmas do modernismo, formas puras, pilotis, planta livre e se coloca na perspectiva de um eixo monumental, da avenida Cândido de Abreu, inspiração claramente dedicada a Le Corbusier, um dos mandarins da arquitetura moderna europeia”, afirmou. E foi justamente em busca de um lugar mais moderno que o Palácio surgiu para atender a demanda por um espaço ainda mais funcional para a administração estadual do Paraná.
A obra do engenheiro e arquiteto paranaense David Xavier de Azambuja visava melhorar a eficiência administrativa e a modernização do estado. Em 14 de maio de 2007 a sede do governo foi transferida, temporariamente, para o Palácio das Araucárias, pois novas reformas seriam realizadas, e foi no dia 18 de dezembro de 2010 que o prédio voltou a sediar o executivo do estado.
Foram realizadas desapropriações de todo o loteamento onde o Palácio está localizado, no bairro Centro Cívico, ao lado de outros edifícios do Poder Judiciários e legislativo, totalizando 409 lotes identificados como propriedade do Estado. Hoje, o local é tombado e consta no Livro Tombo II – Inscrição 169 – Página 16, inscrito desde 25 de maio de 2012, sendo propriedade do Estado do Paraná e Prefeitura de Curitiba. Atualmente, o documento de escritura pública de permuta, registrada em 1933, encontra-se no 2º Tabelionato de Notas de Curitiba. A transação descreve a troca do imóvel localizado em Curitiba, por terras no Paraná. Essa documentação histórica é prova dos negócios imobiliários da época que refletem as atividades notariais da capital, destacando o papel dos cartórios durante vários períodos.
Passando por tantas melhorias estruturais e arquitetônicas, o edifício se tornou um prédio histórico e repleto de memórias. Para Giceli, a mudança mais impactante foi a substituição das esquadrias metálicas por panos de vidros temperados verdes, “Isso condena a história do edifício levando o observador a uma confusão de épocas, pois as esquadrias são elementos “datantes”, especialmente na arquitetura moderna, e podem revelar por si só a época da tecnologia disponível em sua construção. Agora, fica difícil entender como por exemplo havia vidros temperados na década de 1950”, disse.
Para marcar as comemorações dos seus 70 anos, o Palácio Iguaçu ganha a segunda edição da obra “Palácio do Iguaçu: Coragem de Realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto”, momento celebrado pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, que ressaltou não apenas a grandiosidade da construção, mas também o seu significado para o futuro do estado.
“Celebramos os 70 anos de um dos maiores símbolos da arquitetura modernista no Brasil: o Palácio Iguaçu. Construído para marcar o centenário da emancipação política do Paraná, este edifício não é apenas a sede do Governo do Estado, mas também um testemunho da visão de futuro de Bento Munhoz da Rocha Netto. Ele sonhou com um projeto de grande escala para o Paraná, que resistisse ao tempo e às mudanças. E, de fato, o Palácio Iguaçu, até hoje, mantém sua relevância, abrigando com dignidade a chefia do Poder Executivo”, bradou.
Serviço
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico, Curitiba/PR
Funcionamento: Segunda a sexta das 8h30 às 18h
Site: https://pia.paas.pr.gov.br/
Visita virtual: https://www.casacivil.pr.gov.br/Pagina/Visita-Virtual-ao-Palacio-Iguacu
Compartilhar |