Cartório trabalhou com projeto piloto de biometria durante um ano para gerar mais segurança ao usuário; unidade também organiza ações sociais
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) publica a primeira reportagem do projeto Cada Nota Um Conto com uma história que teve início há 70 anos, em 1953, quando o então Cartório do Boqueirão era inaugurado no bairro Hauer, na cidade de Curitiba, no Paraná. Em fevereiro de 2017, após aprovação em concurso público, a tabeliã e registradora Mônica Maria Guimarães de Macedo Dalla Vecchia assumiu a serventia, que passou a se chamar Serviço Distrital do Boqueirão.
Antes mesmo de assumir oficialmente, a tabeliã decidiu mudar o endereço do cartório para um dos maiores bairros da capital paranaense, a fim de comportar o fluxo de usuários diários, já que a sede original já não tinha uma estrutura grande o suficiente. “Uma coisa que me chamou atenção, infelizmente, negativamente, foi o fato de os clientes aguardarem a chamada de suas senhas do lado de fora do cartório, por falta de espaço físico. Em dias de chuva, era um congestionamento de guarda-chuvas na calçada em frente à serventia”, conta a titular.
De acordo com a tabeliã, o projeto arquitetônico da nova sede foi feito sob medida para suprir todas as necessidades dos clientes. A nova serventia passou a contar com amplo estacionamento, balcão adaptado para atender pessoas com necessidades especiais, banheiros masculino, feminino e PNE. O projeto também incluiu fraldário para atender os usuários, principalmente quando vão fazer atos de registro civil e precisam levar seus bebês para realizar o registro de nascimento.
Além de todas as alterações feitas nas instalações do cartório, outras mudanças foram implementadas desde 2017. O principal projeto do cartório, fruto de uma inovação em conjunto com o Governo do Paraná, foi a implantação do sistema de autenticação biométrica nos cartórios do estado.
Com a iniciativa do piloto em 2021, o processo de aplicação da biometria no Serviço Distrital do Boqueirão foi “mais simples do que se imaginava”. A implementação da biometria busca impedir fraudes e gerar mais segurança jurídica nos processos feitos nos cartórios. O projeto, que continua em estudo pelos órgãos governamentais, conta com o apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Detran-PR e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para a titular, a segurança jurídica na prática dos atos é o maior ganho. “Saber que o cliente é ele mesmo, na hora de fazer o cartão de assinatura, traz segurança não só para o usuário que está praticando os atos na serventia, mas também para o agente delegado e, principalmente, para o Estado, já que a responsabilidade civil é deste, podendo até entrar com ação de regresso contra o agente delegado que praticou o ato”, diz. “A ferramenta ajuda a coibir que falsários e estelionatários se dirijam até os cartórios para praticar crimes, pois sabem que serão descobertos e poderão até ser presos em flagrante, na tentativa de efetuar fraudes”, conclui.
Demais projetos
Além das mudanças estruturais, da evolução tecnológica e implementação de sistema para dar mais segurança para o cliente, o Serviço Distrital do Boqueirão possui uma lista de outros projetos realizados nos últimos anos. Na área tecnológica, a serventia também integrou o novo sistema de geração de Imposto de transmissão causa mortis e doação (ITCMD), da Receita Estadual.
O cartório também foi premiado na categoria Diamante no Prêmio de Qualidade Total (PQTA), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), junto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo o maior prêmio referente a gestão e qualidade nos serviços cartoriais, além de ter conquistado a certificação NBR 15906. No âmbito social, a unidade cartorária promoveu projetos sociais como campanhas do agasalho e ações de final de ano para ajudar a população de baixa renda do bairro.
Já a inovação mais recente, a fim de coibir a ação de depredadores, foi o trabalho de grafite feito na fachada da serventia, com pontos turísticos do distrito. De acordo com a titular, a iniciativa tem o objetivo de “incentivar aqueles que vivem à margem da sociedade a tornarem-se artistas, para poderem viver de arte, ajudando a embelezar a nossa cidade”.
Cada Nota Um Conto
Com o intuito de dar maior visibilidade para os Cartórios de Notas do estado e divulgar boas práticas, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) elaborou o projeto “Cada Nota Um Conto” para levar as histórias das serventias para a população que acompanha o site institucional e as mídias sociais do Colégio.
O cartório que tiver interesse em participar do nosso projeto deverá entrar em contato através do email colnotpr@gmail.com. Os tabeliães deverão enviar informações como: resumo da história ou projeto; data de inauguração do cartório; detalhes de mudanças feitas no cartório (se houver); imagens para ilustrar a matéria.
Se o seu cartório foi o primeiro a ser instalado na cidade; se passou por uma grande mudança nas instalações; se teve alguma iniciativa ou projeto de grande impacto; se já registrou alguma grande personalidade ou algum monumento histórico do estado, entre em contato conosco e conte a história!
Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR
Compartilhar |