Notícias

Cada Nota Um Conto: 3º Tabelionato de Notas de Curitiba migra para o mundo digital com 98 anos de existência

Publicado em 01/02/2023

Localizada em um dos bairros mais antigos da capital paranaense, a unidade possui longa trajetória no exercício da função notarial na cidade

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) dá continuidade ao projeto Cada Nota Um Conto com uma história que teve início há quase 100 anos, em julho de 1925, quando o então 3º Tabelionato de Notas de Curitiba era inaugurado no bairro Rebouças, na cidade de Curitiba, no Paraná. Em março de 2017, após aprovação em concurso público, o tabelião Martin Souto Jentzsch assumiu a serventia e abriu portas para a era tecnológica que chegaria três anos depois.

Há quase um século prestando serviços de Notas e dando todo o suporte para a população da região, o cartório passou por diversas mudanças internas e externas para gerar mais segurança e conforto para funcionários e clientes.

Na atual gestão, a serventia passou por uma reforma na fachada, substituição de móveis e por uma grande reestruturação na parte elétrica e tecnológica. Logo em que assumiu a titularidade do cartório, Martin comenta que passou a fazer grandes mudanças na serventia, como “a parte de informática, fiações de energia, rede, telefonia e internet, que tiveram de ser refeitas”, para garantir um melhor fluxo de trabalho no tabelionato.

Provimento nº 100/2020

Mesmo com todas as melhorias feitas em prol do conforto dos clientes e dos funcionários, o cartório também precisou se adequar às normas editadas pelo Conselho Nacional de Justiça. O Provimento nº 100/2020, que dispõe sobre a realização de atos notariais eletrônicos a distância, utilizando a plataforma e-Notariado, exigiu grande esforço dos Tabelionatos de Notas para se adequarem às exigências e garantirem maior segurança para o usuário.

Com o 3º Tabelionato de Notas de Curitibanão foi diferente, já que para o titular foi “bem trabalhoso, pois a serventia sequer tinha um servidor em nossa chegada”. “Era uma estação simples que carregava o sistema do cartório. Tivemos que renovar todas as máquinas. O servidor foi o primeiro investimento feito em 2017”, conta o tabelião.

A necessidade de seguir a evolução tecnológica, que é refletida com a migração dos atos dos cartórios para o ambiente online, também gera impacto no dia a dia da serventia e no processo de adaptação de todos os envolvidos. Para o tabelião, a adaptação na forma de trabalhar resultou em diferentes cenários. “Aumentou a procura dos atos e a quantidade de pessoas dentro da serventia acabou reduzindo. Todos se acostumaram rápido com o e-Notariado”, comenta.

Entretanto, não foi só o Provimento nº 100 que demandou mudanças no cartório. Em 2018, o CNJ publicou o Provimento nº 74 para regularizar padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro, mas o 3º Tabelionato de Notas de Curitibajá se mostrou adiantado no momento da publicação da norma. Para manter os padrões da normativa, o tabelião afirma que buscou “redundância” em todos os aspectos para garantir um sistema com maior segurança. “Foi adquirido o proxy, firewall, servidor em Raid, backup redundante e em nuvem permanente. Também elaboramos uma rotina de backup em HD externo. Além disso, o cartório mantém uma rede exclusivamente cabeada para garantir maior segurança”, explica.

O 3º Tabelionato de Notas de Curitiba, que atende a população de um dos bairros mais antigos da capital paranaense, teve como projeto mais recente a digitalização completa de seu acervo. “A maior e mais complexa tarefa foi a digitalização de 100% do acervo concluída recentemente. Muitas outras iniciativas foram feitas no cartório para modernizar e oferecer mais conforto, eficiência e segurança”, diz.

Cada Nota Um Conto

Com o intuito de dar maior visibilidade para os Cartórios de Notas do estado e divulgar boas práticas, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) elaborou o projeto “Cada Nota Um Conto” para levar as histórias das serventias para a população que acompanha o site institucional e as mídias sociais do Colégio.

O cartório que tiver interesse em participar do nosso projeto deverá entrar em contato através do e-mail colnotpr@gmail.com ou pelo WhatsApp (41) 99120-5118. Os tabeliães deverão enviar informações como: resumo da história ou projeto; data de inauguração do cartório; detalhes de mudanças feitas no cartório (se houver); imagens para ilustrar a matéria.

Se o seu cartório foi o primeiro a ser instalado na cidade; se passou por uma grande mudança nas instalações; se teve alguma iniciativa ou projeto de grande impacto; se já registrou alguma grande personalidade ou algum monumento histórico do estado, entre em contato conosco e conte a história!

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR