Com o intuito de estimular práticas sustentáveis nos Cartórios de Notas do Paraná, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) implantará uma campanha com material explicativo para os notários do estado do Paraná, estando de acordo com as propostas feitas pela Corregedoria de Justiça do Estado do Paraná para implementação de diretrizes e ações voltadas à sustentabilidade e à gestão ambiental correta nas Serventias Extrajudiciais.
O CNB/PR disponibilizará material explicativo aos tabeliães e tabeliãs do estado, a fim de auxiliar os Cartórios de Notas do Paraná a colocarem as orientações dadas pela Corregedoria em prática. O Colégio irá elaborar cartaz explicativo para divulgação, e-mail-marketing para os associados, posts para mídias sociais e textos específicos para os tabelionatos de notas, que deverão ser reproduzidos em sites, redes sociais, balcões e por e-mail, de acordo com a necessidade dos Cartórios de Notas do Paraná.
A proposta feita pela CGJ-PR busca ir de acordo com o Provimento n° 85/2019 da Corregedoria Geral da Justiça que dispõe sobre a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas, tanto pelas Corregedorias do Poder Judiciário, como pelos Serviços Extrajudiciais.
Além disso, encontra respaldo “nas disposições do Conselho Nacional de Justiça que, embora voltadas ao Foro Judicial, aplicam-se por analogia, em virtude do caráter público do serviço prestado”. A iniciativa também possui amparo na Política de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).
Segundo a Corregedoria, a proposta foi elaborada para alavancar as práticas sustentáveis nas serventias, como, por exemplo, autorizar e estimular o armazenado de documentos digitais. Um dos principais motivos da implementação de uma gestão ambiental correta nos cartórios é a preocupação da Corregedoria da Justiça “no sentido de estar em sinergia com as questões de preservação socioambiental e manutenção de boas práticas de sustentabilidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/PR
Compartilhar |