Na última semana, o CNB/PR visitou o 3º Tabelionato de Notas de Londrina, sob a gestão do tabelião Tiago Vila Guimarães. O cartório tem se destacado por suas práticas modernas e eficiência desde que assumiu a direção, em 2017. A mudança inicial foi a de endereço do cartório, que hoje atua na Av. Me. Leônia Milito, 1330, na Gleba Palhano.
O bairro, que tem pouco mais de 20 anos, foi escolhido de maneira estratégica, visando aproximar os serviços do público e atender melhor a demanda local. Antes da instalação, o edifício abrigava um banco, o que possibilitou ao Tabelionato reaproveitar algumas das estruturas, como o cofre, utilizado para armazenar documentos impressos de forma segura.
O acervo é protegido contra incêndios e outras situações de risco, garantindo a preservação dos documentos, deve-se lembrar que esses registros também estão salvos de forma digital.
Durante a visita, Tiago destacou a importância da modernização dos serviços oferecidos pelo cartório. O 3º Tabelionato tem incentivado frequentemente os usuários ao uso de serviços eletrônicos, com o foco especial no e-Notariado, que atualmente representa cerca de 30% dos atos prestados. Essa atitude se deu, em decorrência do Covid-19, quando o primeiro registro de escritura eletrônica foi realizado em junho de 2020, via videoconferência, que posteriormente adotaram a plataforma para agilizar o atendimento e prestar serviços de forma prática que contribuem para a eficiência e segurança dos usuários.
Um dos tópicos abordados foi a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Tiago enfatizou a relevância desse serviço, que permite a doação de órgãos de forma rápida e segura. “A AEDO desempenha um papel fundamental na vida do tabelião, pois promovemos a cidadania. Nunca se sabe quando podemos precisar desse serviço, por isso, sempre que temos a oportunidade, informamos sobre ele. Afinal, por que não oferecer aos outros o que gostaríamos para nós mesmos?”, comenta.
Conclamando os colegas de profissão, Tiago pede para que divulguem a autorização eletrônica de doação de órgãos (AEDO) de forma ativa entre seus usuários. Ele destaca a importância dos tabeliães popularizarem a plataforma do e-Notariado, promovendo os certificados notariados e mostrando à população que os tabelionatos de notas estão, de fato, preparados para os serviços eletrônicos. “Temos o objetivo de evidenciar que somos serviços de vanguarda, que utilizam meios eletrônicos para a conclusão de negócios jurídicos e asseguramos a eficácia dos processos que chegam até nós”, conclui.
Fonte: Assessoria de imprensa CNB/PR
Compartilhar |