Documento hábil para a comprovação de crimes virtuais, como calúnia, injúria e difamação, a utilização da Ata Notarial passou a ser cada vez mais procurada nos Tabelionatos de Notas paranaenses como forma de combater ofensas pessoais e caluniosas a pessoas e instituições, tendência que se intensifica ainda mais com a proximidade das eleições.
Levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), por meio da plataforma de dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), base que reúne as informações dos atos praticados pelos Tabelionatos brasileiros, mostra que foram realizadas 15.045 Atas Notariais no Paraná em 2021.
O levantamento aponta uma tendência de crescimento, se acentuando às vésperas das eleições, que recentemente ocorreram no Brasil nos anos de 2014, 2016, 2018 e 2020, quando as chamadas “fake news” e os ataques virtuais entre candidatos e seus simpatizantes ganharam maior projeção.
Nas eleições presidenciais de 2018, quando o fenômeno das “fake news” começou a ter maior impacto, o Paraná foi o estado que mais registrou atas notariais, com 18,1 mil documentos emitidos, seguido por São Paulo, com 15,8 mil atas.
Fonte: Bem Paraná
Compartilhar |